h1

Caras ou Coroas?

13/05/2010

Por Juliana Narimatsu

Caro leitor, você já se deparou com um casal em que suas idades são bem diferentes visivelmente? Ou você mesmo já se encontrou nessa situação: gostar de se relacionar com uma pessoa que não possui a mesma idade que você? Pois é, leitor, estava eu folheando a revista Gloss deste mês, quando me deparei com uma matéria que tratava sobre esse questão. É interessante discutir sobre esse assunto, pois está sendo cada vez mais comum na sociedade, porém ainda visto com certo preconceito. Assim, o Pura Volúpia discutirá sobre esse dilema: as diferenças entre os homens mais velhos e mais novos num relacionamento.

Cara

Por que as mulheres mais velhas gostam de homens mais jovens?
Segundo a psiquiatra e psicoterapeuta, Lucia Maciel, existe uma explicação biológica para esse tipo de escolha: “A expectativa de vida da população feminina é maior. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em média, a mulher brasileira vive até 72,6 anos e os homens 64,6. Assim, esse tipo de relacionamento deveria ser mais aceito, levando em conta o ponto de vista biológico, mas não é o que acontece”.
Casais famosos, como Madonna e Jesus Luz, Demi Moore e Ashton Kutcher, derrubaram as barreiras de preconceito que existem na sociedade. Porém, grande parte das mulheres mais velhas sofre resistência em se relacionar com um jovem, pois, de acordo com a psiquiatra, Lucia, “as pessoas logo concluem que o homem está com a mulher porque quer dinheiro ou ascensão social. A primeira reação é de estranheza ao se deparar com um casal em que a mulher é mais velha”.

Ashton Kutcher e Demi Moore, 15 anos de diferença entre os dois

Parênteses: Entrevista ao Programa Fantástico (maio 2009): Jesus Luz comenta sobre Madonna (antes de oficializar o namoro) e fala sua opinião sobre ser o “toy boy” da cantora.

Um caso que enfrentou essas dificuldades foi o envolvimento da psicóloga Fernanda Gama com um rapaz de 18 anos. Fernanda precisou lidar com as críticas de amigos e da própria família para sustentar o relacionamento. Sua história se iniciou pela Internet. O casal se conheceu e se apaixonou, mesmo morando em cidades diferentes. “Foram muitas decepções com homens ‘maduros’. Decidi quebrar esse padrão, experimentando uma relação com um menino mais novo, que me ajudava a crescer junto com ele.”, conta Fernanda, “A mãe dele chegou a pensar que eu fosse pedófila ou que tivesse algum problema mental porque ficava correndo atrás dele”.
Um exemplo por essa preferência seria a da coordenadora de marketing, em entrevista com a revista Gloss, Carolina Oliveira. Carolina, 29, já transou com um homem de 45 anos, porém, tem preferência por jovens que ela, “Eles estão dispostos a aprender, mas abertos. Já os mais velhos são mais teimosos, querem fazer tudo do jeito deles, tanto no sexo, como no cotidiano. Tratam a gente como se fossem filhas deles, relata.
Vantagens
Sim! Existem alguns motivos para que as mulheres optem por esse tipo de relacionamento, de acordo com o site
Mulher Terra; e o Pura Volúpia selecionou os benefícios principais desta relação com homens mais novos:
1) Sexo: misture experiência e conhecimento com energia e potência: um drinque perfeito!
2) O jovem não carrega tantas história como um homem casado ou separado, além de possivelmente não ter filhos (não tendo muitas preocupações). Ele ainda pode possuir a idéia de constituir uma família.
3) Por não ter tantas responsabilidades, a agenda dele é praticamente livre para planejar viagens, saidinhas e todos os outros
mil programas que podem fazer.
4) Uma pessoa mais jovem não leva uma bagagem de manias que um homem mais velho provavelmente possui.
Desvantagens

Mesmo com tanta “disposição” que os mais jovens oferecem, há, ainda, desvantagens por escolher esse tipo de compromisso. Além de o homem, geralmente, não possuir estabilidade financeira e não ter responsabilidades – assim, você pode ser aquela que leva o relacionamento nas costas –, também não é raro que apareça alguns pensamentos inseguros na cabeça das mulheres. O principal deles é o medo de ser trocada por outra da mesma idade do rapaz, “É difícil pensar que ele pode se interessar por uma menininha da idade dele, mais nova, bonita e gostosa. Daqui a alguns anos, ele ainda estará um garoto e eu, apesar de me cuidar, tenha 14 anos na frente em tudo”, relata Adriana Mariano.
Entretanto, a psicóloga Olga Tessari rebate esse argumento, dizendo que da mesma forma que há insegurança para as mulheres, também existe nos mais novos, “Insegurança sempre vai haver, não importa a idade do casal. E, da mesma forma que a mulher se sente ameaçada por uma menina, ele também pode se sentir por um homem mais velho”.
Também existe a questão de o jovem confundir a mulher com a mãe. Porém, para isso, Luciana Faria, pedagoga que ficou noiva de um rapaz 13 anos mais novo, responde: “Procuro sempre estar no nível do cara, para não fazer papel de mãe. Tomo cuidado para ouvi-lo e sem passar sermão ou moralismos”.

Coroa

Porque mulheres mais jovens procuram homens mais velhos?
De acordo com uma enquete feita pelo site Feminice com mais de 100 pessoas, 56% delas respondeu que namorariam com homens mais velhos, 36% disseram que talvez e só 8% falaram que nunca iriam ter esse tipo de relacionamento. Segundo a psicóloga Lourdes Brunini, esse tipo de escolha é devido, na maioria das vezes, a busca de proteção, segurança e confiança que os homens mais maduros podem oferecer. “Como ele tem muito mais experiência, ensina, conduz, inclusive sexualmente. O homem mais velho sabe como dar prazer à mulher. Porém, esse encontro também se dá por outros motivos. Na nossa cultura, ser honesto, responsável e realizado significa ser sério, e, muitas vezes, a mulher quer isso”.
Muitos famosos possuem essa relação, como é o caso de Katie Holmes e Tom Cruise, e, Catherine Zeta-Jones e Michael Douglas. A mídia também expôs esse tipo compromisso na novela America, com o casal Glauco e Lurdinha (apesar de ser um relacionamento que envolva traição).

Grande parte das mulheres encontram quase as mesmas dificuldades que se tem com um casal de uma mulher mais velha e um homem mais jovem: a discordância da família, amigos e sociedade, a aparência de que o mais novo sempre terá interesses financeiros com o mais velho, entre outros. “Sempre gostei de homens maduros. Eles têm outra cabeça e o relacionamento torna-se diferente. Às vezes, as pessoas fazem perguntas como ‘ela é sua filha?’, mas nós levamos na brincadeira. O preconceito maior é da minha mãe, que, apesar de achá-lo legal, não aceita nossa relação”, comenta Fernanda Mattos, 19, que completa dois anos de namoro com Antonio Martins, 42.

Tom Cruise, 47, e Katie Holmes, 31

Vantagens
Os homens mais velhos também podem trazer grandes benefícios no relacionamento, segundo a psicóloga e terapeuta sexual, Margareth dos Reis:
1) Os homens mais velhos geralmente são bem sucedidos e possuem maior experiência para seduzir, dando segurança emocional para quem está começando a vida afetiva.
2) Sexo: os mais velhos costumam ser mais preocupados em atender os prazeres da parceira. Assim, valorizam as preliminares, “A mulher mais jovem ainda não está familiarizada com o próprio corpo e o homem mais velho sabe conduzir a relação e estimular a mulher a sentir mais prazer”, diz a psicóloga.
3) Eles têm capacidade maior para serem flexíveis e se adaptarem as várias situações, alem de serem mais protetores, românticos e cavalheiros
Desvantagens
Nesse tipo de relacionamento, a mulher precisa compreender o histórico que seu parceiro carrega, enfrentando, possivelmente, ex-mulher e filhos. A jovem tem que entender que o homem mais velho possui grandes responsabilidades, tendo que o dividir com as diversas situações que ele vive. Então, a mulher mais nova precisa “pular uma fase da vida, afirma psicóloga Lourdes, tendo que ser mais madura do que a sua própria idade.

Dificuldades sexuais
Conforme a matéria da revista Gloss, é de extrema importância ter conhecimento sobre as dificuldades sexuais de cada idade
.
A
ejaculação precoce, como exemplo, é uma disfunção mais comum no começo da vida sexual. De acordo com o urologista, Celso Gromatzky, em entrevista a revista, estudos sobre o assunto mostram que entre 25% e 50% dos jovens até 35 anos gozam antes do momento, pelo menos uma vez (ou até mais) durante esse período de vida.
Outro problema enfrentado pelos “bixos” do sexo é falhar na hora H. Ter tanta ansiedade que o “botão de subida” não rola. Isso, muitas vezes, faz com que os jovens tomem
Viagra, para prevenir constrangimentos. “É um comportamento perigoso, pois pode causar dependência psicológica”, afirma o urologista Wagner Ávila, em entrevista.
A impotência sexual é outro medo. Geralmente acontece com homens que passaram de 40 anos. Esse problema pode ocorrer até muito antes, mas, na maioria dos casos, há 90% de probabilidade de que seja psicológico. Porém, 52% dos homens entre 40 e 70 anos podem proporcionar algum grau de impotência, devido a diversas causas orgânicas: hipertensão, arteriosclerose, câncer de próstata ou reto, lesões neurológicas ou medulares, diabetes, alcoolismo, queda do hormônio testosterona ou por ação de medicamentos e conseqüências psicológicas.
Desempenho
Segundo o urologista Celso Marzano, em entrevista a Gloss, o desempenho também diferencia com o envelhecimento do organismo:
18 anos: 30 segundos de intervalo entre uma transa e outra.
40 anos: 10 minutos de intervalo.
Também é possível constatar essa característica no que diz respeito a ereção:
20 anos: três segundos de excitação sexual, onde o pênis pode atingir um ângulo de 110 graus.
40 anos: 20 segundos, alcançando até 95 graus.
70 anos: cinco minutos, 65 graus.
Entretanto, tudo isso depende da saúde física e emocional da pessoa, além da taxa hormonal e da excitação do momento.

Então, leitor, após esse amplo conhecimento que você obteve sobre as diferenças entre homens mais novos e mais velhos, qual será sua opção? Não aposte na moeda, sempre tenha em mente a satisfação pessoal, independente de qual seja a idade do seu parceiro.

Conte-nos sobre suas dúvidas e sugestões pelo e-mail blogpuravolupia@gmail.com e siga o @pura_volupia no Twitter

One comment

  1. A-DO-REI!!!ótimo artigo, informação, satisfaçao, e opinião🙂, parabéns! e eu vou no coroa.riri



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: