h1

Uma passagem pelo “Soutíen”

18/03/2010

Por Juliana Narimatsu

Peitos são um bom tema para qualquer conversa, seja numa roda de homens ou mesmo de mulheres. Entretanto, não falaremos por enquanto de peitos, seios ou como você, caro leitor, os chama. Teremos como base para esse post um grande amigo, diríamos, das mamas. Sim, o sutiã. Ou soutíen para sermos mais sofisticados.  Tal acessório, ou melhor, peça íntima feminina foi uma resolução dos incomodos que o espartilho causava nas mulheres.  

Mas, para aqueles que pensam que o soutíen é usado apenas como uma forma de sedução ou de sustentação, estão muito enganados. Tal objeto, tão utilizado pelas mulheres e tirado pelos homens, foi à base de inspiração para os 18 artistas da ABAPC (Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem), que, juntos, organizaram a exposição “O Soutíen – A Batalha Continua”. Os modelos intrigantes e bizarros (porém, alguns úteis) contam o papel da mulher diante da evolução da moda em diferentes períodos históricos. O visitante percebe a liberdade de expressão e a criatividade que os artistas plásticos tiveram. Cada um deles criou sua obra a partir de um busto de fibra, utilizando diversos materiais como resina, vidro, metal, couro, entre outros. No acervo, é possível encontrar desde o soutíen da Eva, até um que poderia ser utilizado na cozinha com seus dois rolos de papel toalha acoplados.   

Inaugurado no Dia das Mulheres (08/03), a exposição “O Soutíen”, através do seu bom humor, também possui um vínculo com a campanha do Câncer de Mama, sendo, assim, uma nova estratégia para alertar as mulheres sobre essa doença. Robert Richard, curador da exposição, em entrevista com o Pura Volúpia, comentou sobre o conceito da exposição e dessa união da ABAPC com a campanha: “Através da arte podemos discutir problemas sociais complexos. Neste caso, há desdobramento da Campanha do Câncer de Mama com a Associação Brasileira do Câncer, uma parceria de três anos. As obras expostas não são históricas, e sim uma visão lúdica e bem humorada desta peça tão secular (o soutíen). Mostra esta evolução e a história de como as mulheres sofreram sob os ditames rigorosos da moda, passando desde as egípcias, fenícias, Idade Média, Revolução Francesa, anos 50 até os dias de hoje. Como disse, a proposta está diretamente ligada a causa do câncer como pretexto explicativo e de prevenção”.  

O Pura Volúpia adorou essa iniciativa feita pela ABAPC, e recomenda a você, leitor, fazer uma visita a exposição “O Soutíen – A Batalha Continua”, que se encontra, até o dia 31 de março, no Casarão Brasil – Associação GLS, (Rua Frei Caneca, 1054). O Casarão Brasil  é um espaço de inclusão social para os homossexuais, no qual promove trabalhos, prevenção e assistência médica, além de palestras e seminários sobre os mais diversos assuntos.

E, enquanto você estão tentando arranjar um tempinho na sua agenda, o Pura Volúpia traz uma pitadinha (ui!) da exposição “O Soutíen – A Batalha Continua”. (e, é lógico, com alguns comentários)

 
 

Porta Guardanapos - Gilmar Cardoso

Cyber Tits - Carlos Dercoles

Mãos para o alto - Miguel Sanchez

Gustativos - Walter Moraes

 

 

 

 

 

 

 

O soutíen da Eva - Barbara Altstadt

Nossas Escolhas - Domingos Abreu

 

 

 

 

 

 

 

Pura Volúpia amou esses modelitos! O nome sugerido como “Cyber Tits” é demais! Já o “Porta Guardanapos” é bem útil naquelas horas de cozinha. O “Gustativo” e o “Mãos para o alto”  já falam tudo. rsrs Os detalhes dos últimos dois são de arrasar! Muito criativos.

Entretanto, para aqueles que preferem um pouco mais de movimento (he-he-he), o Pura Volúpia fez um vídeo para você, leitor, ter um gostinho a mais da exposição “O Soutíen”.

   
 
E aí, decidiu qual soutíen você irá usar hoje?
 
Conte-nos sobre suas dúvidas e sugestões pelo e-mail blogpuravolupia@gmail.com  e siga o @pura_volupia no Twitter!
 

2 comentários

  1. Olá meninas, muito bacana toda a matéria.
    O trabalho da ABAPC é tão valioso no sentido da oportunidade de expressão artística como para dispertar o pensamento através da arte sobre questões sociais tão importantes como esta do câncer de mama.
    Parabéns!


    • Obrigada Sheila!
      é um prazer para nós escrever sobre um assunto tão importante!
      esperamos q vc continue nos visitando!
      bjos, Pura Volúpia.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: