h1

Ser sexualmente saudável: uma questão de escolha

17/03/2010

Por Graziella Severi

Sexo, sexualidade? Seriam por acaso, sinônimos? Não exatamente, o sexo está mais intimamente relacionado ao ato em si, a satisfação dos instintos humanos, já a sexualidade é mais complexa, tem mais a ver com o pessoal, humano, mas claro que também envolve o sexo. A principal diferença está na sua gama maior de valores, entre eles a fantasia, afetividade, a emoção, comunicação. Abordemos por agora, os seus reflexos em nossa saúde.

O tema da sexualidade desde muito cedo na história humana despertou o interesse das pessoas em querer entende-la. É clara uma maior abertura para se tratar dela na sociedade contemporânea atual, entretanto, mesmo após várias modificações sócio-culturais, tabus e mistificações  ainda persistem a respeito do assunto.

Exemplo de "afresco erótico" dos bordéis da antiga Pompéia

Ela, por incrível que pareça, não é tão freqüentemente associada à qualidade de vida das pessoas, volta – se mais para a questão do trabalho, a importância de cuidar e manter o corpo, mas e a sexualidade onde fica? Qual seu papel no bem estar e na qualidade de vida das pessoas, seja nas suas ações cotidianas ou mesmo em um relacionamento amoroso?

 Foi na busca da resposta a essas perguntas, que o Pura Volúpia procurou a Dra. Marlene Siqueira, médica ginecologista e obstetra com 20 anos de experiência na profissão. Ela nos conta que a sexualidade é um dos critérios de avaliação da saúde e bem estar e, dependendo da “maneira” de ser praticada assim como, o “alguém” escolhido, ela poderá assumir papéis opostos, o primeiro será como promotora de saúde, e o segundo como aquisição de doenças físicas e emocionais.

 Você leitor deve estar pensando agora: “Está bem, entendi, a sexualidade é importante, mas como exercê-la de forma saudável?”. É justamente neste ponto que muitos erros podem ocorrer, para isto entra a figura do profissional da saúde para nos auxiliar em nossas inúmeras dúvidas e curiosidades sobre o assunto. “Ser sexualmente saudável é agir de forma espontânea, natural, responsável e consciente com um parceiro (a) que esteja também sexualmente saudável. A consulta médica acompanhada de exames torna-se imprescindível nesta avaliação da saúde sexual”, ressalta Dra. Marlene.

Em contraposição, nós a indagamos sobre os erros mais freqüentemente cometidos por seus pacientes quando o assunto é sexualidade, ela apontou como: a falta de informações sobre sexo, por ausência de iniciativa ou inibição por algum motivo; outro caso muito comum seria a prática do sexo sem contracepção e, finalmente o mais alarmante, a negligência de doenças sexualmente transmissíveis.

 Seja qual for sua necessidade, dúvida, curiosidade, problemas dos mais diversos tipos, a consulta a um médico se faz necessária sempre, impreterivelmente. Agora, para finalizar listamos os tópicos mais importantes para se ter uma sexualidade bem resolvida:

  1.  Saber avaliar bem o momento para iniciação sexual
  2. Perceber  se o parceiro está sexualmente saudável
  3.  Consultar periodicamente ginecologista/urologista 
  4.   Manter o diálogo aberto com seu parceiro(a)
  5.  Buscar informação com pessoas realmente preparadas para auxiliar
  6.  Utilização de métodos seguros de contracepção e prevenção de DST

     7.  Hábitos de vida saudáveis e controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes que influenciam na resposta sexual

Conte-nos sobre suas dúvidas e sugestões pelo e-mail blogpuravolupia@gmail.com  e siga o @pura_volupia no Twitter!

2 comentários

  1. 4. Manter o diálogo aberto com seu parceiro(a)

    É a coisa mais importante em tudo, não só na vida sexual! =]


  2. Ótimo, bem didático, jornalismo de serviço disfarçado de comportamento, ou os dois?



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: